Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

 
Gestão Ambiental

 
No Grupo Neoenergia, o crescimento dos negócios vem acompanhado da busca pelo aprimoramento da gestão ambiental.

Nossa política para a área tem como princípios:
 
- Redução e controle dos impactos sobre o meio ambiente;
- Conservação da biodiversidade e dos recursos naturais;
- Respeito às comunidades;
- Educação e saúde como elementos de transformação social;
- Transparência e diálogo.

A política ambiental do Grupo orienta o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) de cada uma de nossas empresas. A Gerência Corporativa de Meio Ambiente é responsável pela gestão ambiental, cuidando do mapeamento das atividades, identificando sinergias e compartilhando as melhores práticas para todo o Grupo.
 
As atividades de nossas distribuidoras de energia buscam melhorar o desempenho ambiental, por meio de atividades como redução no consumo de água e aumento do reúso.
 
Nossas empresas geradoras, por sua vez, se preocupam em conduzir os processos de licenciamento de forma a garantir a preservação ambiental. Também visam conferir indenizações justas aos proprietários das terras atravessadas pelas linhas de transmissão.
 
Nossos processos são atestados por normas internacionais. A Celpe mantém a certificação de seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pela ISO 14001:2004, que estabelece as melhores práticas a serem adotadas na área. Já a Cosern conta com a certificação de qualidade ISO 9001 para seu Sistema de Licenciamento Ambiental.
 
 
Mudanças Climáticas
eolicas.jpgO uso de fontes limpas de energia está entre os principais meios para se combater possíveis mudanças no clima. Por isso, a Neoenergia desenvolve estudos e projetos de energias complementares de menor impacto, como solar e eólica. Os investimentos permitem ampliar o conhecimento na área, desenvolver ações com viabilidade econômica e possível ganho de escala, além de contribuir para a diversificação da matriz energética do país.
 
No caminho ao encontro de fontes renováveis e com baixo impacto socioambiental, o Grupo Neoenergia obteve a aprovação no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) da Organização das Nações Unidas (ONU) para gerar créditos de carbono das PCHs Pirapetinga, Pedra do Garrafão, Goiandira, Sítio Grande e UHE Baguari. A autorização permite a emissão desses créditos por três períodos de sete anos.
 
Programas Socioambientais
 
O Grupo Neoenergia adota práticas que buscam promover o desenvolvimento social e a sustentabilidade ambiental nas atividades de geração e distribuição de energia. Nossos programas consolidam tais ações.
 
Distribuidoras
 
IMG_9024.jpgOs programas vão desde o planejamento das obras à execução dos projetos, incluindo a manutenção das linhas de transmissão, distribuição e subestações. Também contemplamos o monitoramento das emissões atmosféricas, a conservação da biodiversidade, a educação e a saúde das comunidades, além da segurança dos colaboradores. Leia mais (abre o restante do texto)
 
Nas distribuidoras do Grupo - Coelba, Celpe e Cosern-, temos desde 2009 o programa de logística reversa Logisverde. Por meio dele, aproveitamos bobinas de cabos de energia usadas na construção de linhas e redes de energia.
 
Após o uso, os carretéis são devolvidos aos centros de distribuição, onde são embalados e devolvidos aos fornecedores iniciais. A ação já permitiu a reutilização de mais de 23 mil carretéis, o que representa a preservação de mais de sete mil árvores.
 
Nas três empresas, também focamos em projetos de eficiência energética, como o Nova Geladeira, Vale Luz e outros.
 
Para saber mais detalhes sobre os programas, acesse os sites de nossas distribuidoras:
 
Cosern: www.cosern.com.br

Geradoras
 
O Grupo Neoenergia está atento aos cuidados ambientais necessários a todo empreendimento no setor de energia. Por isso, desenvolvemos uma série de programas visando ao monitoramento e à preservação da fauna e da flora, além de atender às exigências de licenciamento ambiental.
 
Por meio do Programa de Monitoramento da Ictiofauna, buscamos detectar possíveis condições anormais nos ambientes alterados pela ação humana. Também verificamos suas causas e sugerimos ações corretivas.
 
Na mesma linha, acompanhamos o ciclo migratório dos peixes após o vertimento. Quando nossa equipe encontra exemplares da ictiofauna local aprisionados, realiza atividades para resgatá-los.
 
Nas regiões onde estão nossos empreendimentos, promovemos ainda o monitoramento em diferentes áreas: hidrossedimentológico (referente ao aporte e deposição sedimentar); da fauna; da qualidade da água (rios e açudes); do lençol freático; de processos erosivos; de vetores de doenças nos reservatórios e do microclima.
                       
Cada nova hidrelétrica conta com o Programa de Salvamento e Resgate de Germoplasma. Este promove o resgate de animais e a produção de espécies da flora local em viveiros. Temos ainda projetos de reflorestamento em Áreas de Proteção Permanente (APPs).
 
Nossas atividades são acompanhadas dos Programas de Educação Ambiental, direcionado para professores e educadores da rede pública municipal.