Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Segurança na Rua

 
Árvore Próxima da Rede Elétrica

Chame a COELBA (0800 071 0800) para cortar ou podar árvores que estejam muito próximas da rede elétrica. Mesmo em sua residência, não tente resolver o problema sozinho. Evite riscos de acidentes.


Antena de Rádio/TV/Telefonia

Para evitar acidentes, instale antenas longe da rede elétrica. A instalação ou manutenção em local próximo à rede elétrica é muito perigoso, pois quem executa essa operação  pode sofrer graves lesões, além de danificar a instalação elétrica e os equipamentos residenciais


Construção ou Reforma de Imóvel
 
Jamais construa embaixo da rede elétrica. Na hora de fazer uma obra, mantenha uma distância segura, que fique longe da rede. Redobre a atenção ao usar barra de ferro ou qualquer outro tipo de material metálico. O contato com os fios pode colocar em risco a sua vida. Com esses cuidados, você evita acidentes. Em caso de dúvidas, consulte a Coelba (0800 071 0800).
 

Pipa

Procure locais abertos para empinar pipas. Fique longe da rede elétrica e não use cerol que desgasta os fios. Isto favorece a quebra e, posterior, ocorrência de curto-circuito.


Fio Partido

Fio partido no chão representa um grande perigo para os pedestres. Se encontrar um fio partido, se afaste do local e informe à COELBA (0800 071 0800).


Guindastes e Máquinas Agrícolas

Operar guindaste ou máquina agrícola próximo a rede elétrica pode causar sérios acidentes. Preste atenção para seu veículo não se aproximar dos fios.


Salvando vidas

Em caso de acidente por choque elétrico, fora da residência, entre em contato com a Coelba (0800 071 0800) para solicitar o desligamento da rede elétrica e Corpo de Bombeiros para socorrer a vítima ou SAMU (192). Não se aproxime da vítima ou do fio elétrico sem saber se está desligado.



Adote os Mandamentos de Segurança:

          1. Não se aproxime de fio partido no solo.

          2. Não corte árvores próximas à rede elétrica.

          3. Não empine pipas em locais próximos à rede elétrica.

          4. Não instale antenas ou manuseie vergalhões próximos da rede elétrica.

          5. Não construa ou reforme próximo da rede elétrica.

          6. Não faça ligações clandestinas na rede elétrica.

          7. Não coloque faixas/cartazes e não suba em postes.