Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Segurança em Casa

 
Instalações Elétricas de Baixa Tensão
 
As instalações elétricas residenciais devem ser projetadas e construídas conforme exigências da ABNT NBR 5410, objetivando garantir a segurança das pessoas e o funcionamento adequado.


Cuidados com o chuveiro elétrico


Para não ter problemas com o chuveiro elétrico, é importante que a instalação seja feita de maneira correta, com o fio terra do equipamento conectado diretamente ao aterramento da residência. Conectá-lo em pregos na parede do banheiro, no fio neutro da Coelba, ou no cano d'água são procedimentos perigosos. Além disso, não mude a chave de regulagem da temperatura enquanto toma banho, pois se houver vazamento de corrente elétrica, o risco de levar um choque é muito grande.


Dimensionamento e substituição de Disjuntores

Os disjuntores são proteções existentes contra a sobrecarga ou curto-circuito nas instalações elétricas. Devem ser dimensionados para a corrente que circula em sua casa. Disjuntor danificado deve ser imediatamente substituído por profissional qualificado. Agindo assim, você está garantindo a proteção de toda a instalação, evitando danos nos eletrodomésticos ou até mesmo incêndios.


Aterramento de componentes elétricos

A falta ou mal dimensionado de aterramentos são causadores de acidentes. O aterramento correto é realizado através de haste de cobre e por profissional qualificado, representando mais segurança para você e maior vida útil para seus equipamentos.
 

Perigo na porta de casa

Portões e cercas energizadas constituem um grande perigo, tanto para quem passa na rua, quanto para os próprios moradores, pois coloca em risco a vida das pessoas.


Uso de Benjamim ("T")

O benjamim não deve ser utilizado em caráter definitivo, pois pode sobrecarregar o sistema, dando origem a princípios de incêndio e a problemas nas instalações elétricas.


Ligado na tomada

Para ligar um eletrodoméstico na tomada, segure no plug (parte rígida isolante) e nunca no fio. Não tente fazer improvisos, como desencapar os fios e conectá-los diretamente na tomada. Sempre que ligar um eletrodoméstico, não se desligue da segurança.


Troca de lâmpadas

Durante a troca, segure a lâmpada pelo bulbo (parte de vidro) e nunca pelo soquete (parte metálica). Quando for trocar uma lâmpada à noite, não esqueça de iluminar bem o local com o auxílio de velas ou lanternas.


Piso molhado

Não fique descalço quando for utilizar algum eletrodoméstico, principalmente com o chão úmido ou molhado. Usando calçados, você se protege e evita problemas de segurança.


Secar roupa atrás da geladeira

Não faça da pressa uma inimiga da segurança. Não use a parte de trás da geladeira para secar roupas. Desta maneira, você sobrecarrega o aparelho, aumenta o consumo de energia e ainda corre o risco de levar um choque.


Salvando vidas

Em caso de acidente doméstico por choque elétrico, a primeira coisa a fazer é desligar o disjuntor ou chave geral. Se isso não for possível, deve-se tentar afastar a pessoa do condutor de energia usando objetos isolantes (canos de plásticos, pedaços de madeira seca, etc.).


Adote os Mandamentos de Segurança:


          1. Faça o aterramento dos eletrodomésticos, quando necessário;

          2. Não use benjamim ("T") em caráter definitivo;

          3. Substitua, imediatamente, o disjuntor danificado;

          4. Não coloque roupas para secar atrás da geladeira;

          5. Faça reparos nas instalações elétricas com profissional qualificado e chave geral desligada;

          6. Não use fios emendados, velhos ou danificados;

          7. Não use eletrodomésticos estando descalço, principalmente se o chão estiver molhado;

          8. Não ligar ou desligar um eletrodoméstico na tomada, segure o plug (parte rígida isolante) e nunca puxe pelo fio;

          9. Não introduza objetos de metal em eletrodomésticos;

        10. Não troque lâmpadas pegando na parte metálica.