Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Localizada no município de São Félix do Coribe, a subestação Carranca é de fundamental importância para a distribuição de energia elétrica ao Oeste Baiano. Através dos pátios 69/34,5 kV e 69/13,8 kV, a Subestação atende, além de São Félix do Coribe, aos municípios de Santa Maria da Vitória, Jaborandi, Coribe, Cocos e Feira da Mata, beneficiando 36 mil consumidores e uma população de mais de 106 mil habitantes, de acordo com dados estimados do IBGE para o ano de 2017.

 

Na obra da subestação Carranca foi substituído o transformador de força 69/13, 8 kV de 6,25 MVA por um de 12,5 MVA e entrou em operação o novo transformador 69/34,5 kV de 12,5 MVA, que passa a funcionar junto ao já existente, também de 12,5 MVA. A nova estrutura proporcionou a ampliação da capacidade da subestação de 18,75 MVA para 37,5 MVA, duplicando a oferta de energia para a região.

 

Além da ampliação da subestação, foi construída uma quarta entrada de linha em 13,8 kV, na qual foi interligado um novo alimentador. Isso possibilita a melhoria da qualidade do fornecimento, através da redução do carregamento e da extensão da rede urbana dos municípios de São Félix Coribe e Santa Maria da Vitória, garantindo níveis de tensão adequados e promovendo melhoria nos indicadores de continuidade do fornecimento aos consumidores.

 

Os investimentos das obras de ampliação da subestação e do novo alimentador somam R$ 6,3 milhões. Além da melhoria da qualidade e ampliação da oferta de energia, as obras trazem também benefícios econômicos à região. Elas viabilizam novas ligações de clientes, principalmente àqueles vinculados ao agronegócio nos municípios envolvidos.

 ​