Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

O município de Itabela, no extremo Sul da Bahia, foi beneficiado com a construção de uma nova subestação da Coelba, a Itabela II, que possui mais do que o dobro da capacidade de fornecimento da energia elétrica da subestação que atendia a cidade até o final do ano passado.

Para suprir a nova subestação de 138 kV/13,8 kV, foi construída também a Linha de Distribuição 138 kV Eunápolis – Itamarajú – Itabela II. E para atender a necessidade de carga do município e região, a subestação possui cinco novos alimentadores de 13,8 kV. Um investimento de R$ 11,2 milhões de reais da Coelba.

A obra aumenta a oferta de energia e a qualidade de fornecimento, amplia a infraestrutura de energia elétrica da região e a flexibilidade operacional do sistema, reduzindo a possibilidade de interrupções no atendimento. Além de Itabela, também serão beneficiados os municípios de Eunápolis, Guaratinga e Porto Seguro, que juntos somam mais de 280 mil habitantes, de acordo com Censo Demográfico de 2010, do IBGE.

O aumento da oferta de energia possibilita novos investimentos. Distante 22 quilômetros ao Sul de Eunápolis, Itabela se destaca pelo cultivo do café, mamão, cacau, coco, banana e maracujá.​