Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

O Festival Tô Ligado na Energia renova sua tarefa de estimular o uso racional e seguro da energia elétrica entre estudantes das escolas públicas de Salvador. Em sua 2ª edição, o Festival dobrou o número de escolas participantes e beneficia, neste ano, cerca de dois mil estudantes, de oito instituições de ensino. A iniciativa é promovida pela Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, através do Programa de Eficiência Energética regulado pela Aneel, em unidades da rede pública de ensino estadual e municipal de Salvador , com colaboração da WWF. O primeiro colégio a participar do projeto é o Helena Celestino, no IAPI, no período de 03/04 a 05/05. O Tô Ligado na Energia vai até 06 de outubro de 2017.

Conhecimento - Em cada escola, uma programação especial por seis semanas: os alunos se dividirão em três equipes - verde, azul e amarela – e participarão de games e tarefas tendo como foco os temas de eficiência energética, segurança e sustentabilidade. Os alunos participarão de oficinas de laboratório criativo, teatro, musica, percussão, dança e grafite. Todas realizadas com o propósito de fomentar o aprendizado dos estudantes sobre os temas sempre de forma lúdica e interativa.

Cada equipe também selecionará dois representantes para atuar como blogueiros do Festival. Os escolhidos passarão por um treinamento básico de produção, administração e publicação de conteúdo para o site www.festivaltoligadonaenergia.com.br e ficarão responsáveis por alimentar o sitecom textos, imagens e vídeos produzidos pelos participantes, dentro e fora da unidade escolar, conteúdo sempre com temas voltados à temática do festival. “O objetivo é aproveitar a linguagem moderna e transformar estes jovens em multiplicadores também nas mídias sociais, sensibilizando a comunidade para a mudança de hábitos de consumo”, explica Ana Christina Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética da Neoenergia.

Meio ambiente – o Festival também trabalhará conceitos ligados ao meio ambiente. Por isso, uma das tarefas especiais será o recolhimento de resíduos sólidos para o projeto Vale Luz, da Coelba, que prevê a troca desses materiais por desconto na conta de energia. Durante 25 dias, os alunos recolherão e acumularão materiais como ferro, aço, alumínio, papelão e garrafas PET para pesagem. O desconto na fatura de energia será destinado a instituições escolhidas pelas comunidades escolares.

Show de culminância – No último dia do projeto, em cada escola, será realizado um show. Na oportunidade, os alunos apresentarão em um palco especialmente montado nas escolas as atividades artísticas aprendidas nas oficinas e serão julgados pelas performances. Também deverão responder perguntas de conhecimentos específicos e gerais sobre os temas economia de energia, meio ambiente e segurança no uso da rede elétrica. Este dia é aberto aos pais e comunidade e é quando será conhecida e premiada a equipe vencedora.

Programação do Festival Tô Ligado na Energia: Confira as escolas participantes

29/03 a 05/05 - Colégio Estadual Helena Celestino - IAPI

03/04 a 18/05 – Colégio Estadual Candolina- Pau Miúdo

24/04 a 02/06 – Escola Municipal Adroaldo Ribeiro Costa- Cabula

08/05 a 20/06 – Escola Municipal de Pituaçu- Pituaçu

17/07 a 25/08 – Colégio Estadual Leopoldo dos Reis- Dois Leões

31/07 a 13/09 – Colégio Estadual Luíz Tarquínio- Boa Viagem

14/08 a 22/09 - Colégio Estadual Rui Barbosa- Nazaré

28/08 a 06/10 – Colégio Estadual Profº Nogueira Passos- Pituba​

Acompanhe as ações da Coelba nas Mídias Sociais:​​​

Facebookwww.facebook.com/coelbaoficial

Instagram: instagram.com/coelba_oficial

Twitter: @oficialcoelba