Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Coelba participa da Flica 2017 com lançamento de livro infantil sobre o uso consciente da energia elétrica

 

 Filó,  a árvore que não queria morrer, será lançado na Fliquinha, no sábado (07/10)

 

Na história de Ana Christina Mascarenhas, com ilustrações de Renato Barreto, a   mangueira Filomena se desespera ao saber que será derrubada. Um grande mutirão das crianças mobiliza toda a cidade para economizar energia e preservar as árvores do parque. De forma lúdica, a história de Filó mostra que é possível utilizar o conforto da energia elétrica, com consciência e sem destruir o meio ambiente.

 

É desta forma que a Coelba, empresa do grupo Neoenergia, estará presente na Festa Literária Internacional de Cachoeira - Flica 2017,  tradicional evento cultural do estado e que este ano acontece de 05 a 08 de outubro.  O lançamento do livro Filó, a árvore que não queria morrer será no sábado (07/10), 14h30, na programação da Fliquinha, com a participação da autora, que estará uma roda de conversa com crianças. “As crianças são o melhor público quando se trata de sensibilizar para um assunto importante. Quando elas compram a idéia, elas atuam, elas realizam. Exatamente como na história do livro”, aposta Ana Mascarenhas. A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética da Coelba, regulado pela Aneel.

 

Outra ação da Concessionária na Flica 2017 é o caminhão Aulas de Energia, que desde a primeira edição participa do evento levando recursos multimídia, palestras e experimentos para  orientar a população sobre a utilização da energia de forma mais eficiente, econômica e segura.  A unidade móvel ficará na praça principal de Cachoeira, ao lado da Câmara Municipal, durante os quatro dias da Flica. De 05 a 08/10 (quinta a sábado), o horário de atendimento será das 8h às 17h. No domingo, o funcionamento será das 8h às 12h.

Os clientes da Coelba que apresentarem a conta residencial de energia do mês de setembro paga vão receber duas lâmpadas LED,  mais econômicas e com  maior durabilidade.

Critérios para receber as Lâmpadas:

·​   Ser titular ou beneficiário da fatura
·​   Apresentar fatura atual
·​    Não ter débitos
​​​·​   Ser morador de bairro popular ou possuir a Tarifa Social de Energia elétrica (TSEE)

Caso o consumidor já tenha recebido, nos últimos seis anos, um total de oito lâmpadas LED doadas pela Coelba, em uma mesma conta contrato,  ele não  poderá ser beneficiado novamente.

Os experimentos educativos do projeto Aulas de Energia estão instalados na Câmara Municipal de Cachoeira. Estudantes e comunidade podem participar do tour de visitação, que dura em torno de 25 minutos:

Maquete Virtual
- Simula a geração de energia elétrica nas diferentes Usinas (Eólica, Solar e Hidroelétrica) possibilitando aos visitantes uma análise detalhada das estruturas básicas em cada tipo de Usina, além de propor conhecimento e conceitos sobre o uso seguro da energia, bem como dicas de economia de energia.

Gerador de Van der Graaf -
O visitante terá a oportunidade de conhecer  conceitos sobre a energia eletrostática e os riscos das descargas elétricas.

Pilha Humana -
Experimento interativo onde o visitante poderá medir a intensidade da corrente elétrica gerada pelo seu corpo.

Teste de Nervos -
Neste experimento o visitante irá testar sua coordenação motora além de aprender conceitos sobre materiais condutores e isolantes.

Sobre a Coelba
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 5,9 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).​